Reforço de Fundação com Estacas Helicoidais
Reforço de Fundação com Estacas Helicoidais
Parâmetros de tensão total devem ser utilizados ​​para aplicações de carga transitória e de curto prazo e parâmetros de tensão efetiva devem ser utilizados ​​para aplicações de carga permanente de longo prazo. Um fator de segurança de 2 é normalmente utilizado para determinar a capacidade de suporte admissível do solo, especialmente se o torque for monitorado durante a instalação da estaca helicoidal.

Também são utilizadas em reforço de fundações ou retrofit para aumentar a capacidade de carga. As estacas helicoidais são cravadas em intervalos no perímetro dos locais afetados. Independentemente da estrutura, as estacas estendem-se até profundidades que atingem o torque estipulado em projeto correspondente à capacidade de carga exigida.

 

 

A utilização de estacas helicoidais para recuperar edificações que sofrem afundamento oferece uma solução alternativa econômica e viável para a concretagem.

 

Acessórios especiais são colocados em torno do perímetro e fixados à fundação de concreto e a estaca é solidarizada a fundação existente.

 

A prática de injeção de consolidação do solo de fundação pode, em algumas circunstâncias, perturbar e/ou amolgar o solo e, em circunstâncias extremas, agravar o problema original de afundamento.

 

Utilizar estacas metálicas na recuperação de fundações é uma solução comum, uma vez que as estacas assentam em solo competente a profundidades rasas ou mais profundas.

 

Na existência de solos contaminados a cravação das estacas helicoidais também é bastante indicada, já que não há perfuração e geração de resíduos. Em áreas sujeitas a inundações, a estaca helicoidal também resistirá a cargas multidirecionais.

 

Um dos maiores problemas em torno dos projetos básicos é o acesso. Frequentemente, o espaço para o equipamento é limitado e, geralmente os serviços são executados dentro da edificação, sendo mais fácil a utilização de rotores e/ou unidades hidráulicas portáteis para cravação de estacas helicoidais.